quinta-feira, 8 de março de 2012

Sobre a compra do Pavilhão Atlântico pelo Sport Lisboa e Benfica


Tendo em vista o fecho da empresa ParquExpo, que gere um conjunto de activos no Parque das Naçoes, Governo colocou o Pavilhão Atlântico à venda. Por qualquer coisa como 11 milhões de Euros.

Surgem então rumores que o Sporting, sem pavilhão próprio desde a construção do novo estádio (sem pavilhão mas com Lidl...), estaria interessado. O problema: não há dinheiro e a compra apenas faria sentido se encontrasse um patrocinador que financiasse a operação financeira, ficando o clube com o usufruto desportivo das instalações.

Aparecer o nome do Sport Lisboa e Benfica associado a esta questão pode ter vários objectivos:
- O Benfica achar mesmo que isto faz sentido, como negócio e como acrescento às instalações que ja possui.
- Outro clube está interessado, já tem o negócio praticamente fechado mas se o Benfica estiver "virtualmente" na corrida, sai "duplamente" vencedor porque ultrapassa, supostamente, o rival.
- Quem vende, quantos mais compradores tiver, mais facilmente consegue fazer subir o preço.

Sinceramente, sabendo que o Pavilhão Atlântico gera cerca de 500000 €/ano de lucro, o investimento de cerca de 11 milhões, com os parceiros certos, podia diversificar fontes de receita e acrescentar património ao que já temos. Mas em termos desportivos, não precisamos assim tanto de um pavilhão tão grande porque os que já temos são bons e suficientes para os (infelizmente poucos) adeptos das modalidades.

Mais, uma coisa é falarmos da aquisição do Pavilhão Atlântico, infraestrutura, outra completamente distinta é a aquisição da empresa que expora o mesmo, a Atlântico SA, e que tem um passivo de mais de 3 milhões de Euros.

Precisava conhecer melhor o negócio para dar uma opinião mais formada. Mas se uma empresa se associasse ao projecto, via "naming" do pavilhão por exemplo, aí fazia bastante mais sentido! A ver vamos se não estamos a ser usados como lebre...

M.

1 comentário:

  1. http://verdadedesportiva.org/

    assinem a petição e divulguem para haver mais assinaturas.

    ResponderEliminar