segunda-feira, 5 de março de 2012

E a vida continua...

Confesso que estou desde Sábado para voltar a escrever sobre o Benfica. E que tem sido difícil fazê-lo, diria mesmo impossível sem me voltar a dor de alma que sinto desde que terminou o jogo de 6-Feira...

É tudo uma questão de expectativas e elas eram elevadíssimas no jogo com o FC Porto. Porque temos melhor equipa que eles, porque o FC Porto tem jogado pouco este ano, porque jogávamos em casa perante um público incansável. Porque tendo tido tanta vantagem, tínhamos obrigação de entrar em campo "a matar", a comer a relva se preciso, a mostrar que queríamos vencer o jogo desde início e "À BENFICA".

Podemos falar de Pedro Proença, que teve influência no resultado, mas foi o Benfica que perdeu o jogo. Não foi o FC Porto (embora tenha levado os 3 pontos) que o ganhou nem o árbitro.

Fomos nós que não soubemos entrar à campeão. Deixámos o clube do norte pegar no jogo e ir para cima de nós logo desde o princípio. Sofremos o golo e, como quase sempre este ano, demos a volta ao resultado. Uma boa 1ª parte (desde os 20m) e um começo de 2ª parte aí sim, À BENFICA, ditaram a reviravolta no jogo.

Aos 47m de jogo tínhamos a vitória no bolso, como já tivémos este campeonato no papo e o deixámos fugir. E aqui Jorge Jesus perdeu a "batalha" com Vítor Pereira. Este pôs a carne toda no assador, tirou um central para colocar um extremo (!) e nós não respondemos. Emerson não sabe fazer melhor do que fez, a culpa nem é dele mas sim de quem o colocou em campo.

E num contra-ataque o FC Porto consegue o empate quando a nossa equipa já tinha dado sinas de ter rebentado em termos físicos... O 3-2 é ilegal por fora-de-jogo claro mas adivinhava-se que aconteceria mais cedo ou mais tarde porque Gaitan a defesa-esquerdo (?) quando nem a extremo tinha mostrado o que quer que fosse ia dar em desgraça pela certa.

O público foi incansável no apoio à equipa, poucos foram os que saíram das bancadas com voz porque deram o que podiam.

Perder em casa é mau, com o FC Porto é um pesadelo. As horas depois do jogo custaram a passar, o fim-de-semana foi amargo demais. Sim, é preciso levantar a cabeça, nada está perdido e o FC Porto tem teoricamente, pior calendário que nós. Mas eles estão moralizados e nós em clara quebra de forma. Espero que o jogo de amanhã nos mostre uma equipa diferente, com outra atitude e preparada para o que ainda pode ganhar este ano:
      - Liga ZON/Sagres - não dependemos de nós mas acredito que podemos ganhar
      - Taça da Liga - vingança em casa nas meias-finais com o FC Porto e vitória face ao Braga na final, só depende de querermos para lá chegarmos
      - Liga dos Campeões - o céu é o limite se conseguirmos passar o Zenith. Se não ganhamos amanhã, então não merecemos continuar em prova.

ATENÇÃO:

PS 1: Quem faz parte da estrutura do Sport Lisboa e Benfica tem que meter na cabeça, à força, que os sócios e simpatizantes fazem grandes sacrifícios para ir aos jogos, pagar as quotas, adquirir uma camisola de vez em quando. Estes sacrifícios são o nosso contributo para o clube. Que deve ser pago em esforço, dedicação, suor, sangue e lágrimas em campo e fora dele. Quando falham, assumam isso para que possam corrigir no momento a seguir. Esconder atrás das arbitragens é mandar areia para os olhos, os nossos e os de quem manda no clube.

PS 2: Acho incrível que alguém como Rui Costa esteja praticamente colocado na prateleira. Falo sem conhecimento de causa mas sinto que faz falta ao clube alguém com o património imaterial (leia-se MÍSTICA) que ele carrega seja relegado e substituído por outros que estão no clube por outras razões (e que não o sentem como ele ou como cada um de nós)

PS 3: Prometi ao Nuno que falava dele no blog se vencêssemos. Não ganhámos mas para alguém que está a seguir-nos desde o momento zero, o que salvou 6ª-Feira à tarde foram os momentos de convívio antes do jogo. E na 3ª-Feira, quando vencermos os russos, a crónica será dedicada a ti!

M.   

Sem comentários:

Enviar um comentário