quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O meu cachecol vermelho


Foi na década de 90 que comecei a ir regularmente a futebol. Por iniciativa do meu pai, tornámo-nos sócios e 1991 e desde então, com maior ou menor regularidade tenho marcado presença no Estádio de Luz.
Por essa altura a minha avó, a pedido meu, fez-me um cachecol vermelho e branco. Absolutamente simples sem qualquer palavra. Apenas listas vermelhas e brancas com umas franjas nas pontas. E mesmo não fazendo qualquer referência ao Sport Lisboa e Benfica aquele era o meu cachecol, mais ninguém tinha um daqueles!

Fazia-me lembrar as longas férias de Verão no Alentejo em casa dos meus avós. As tardes de calor sufocante passadas na cozinha a fazer bolos e biscoitos, com a minha avó a deixar doses generosas de massa nos alguidares e colheres para eu me "alambazar". Os dias (quase) intermináveis de ficar a brincar na rua até mesmo em cima da hora do jantar. E as discussões com o meu avô, adepto do FC Porto (um alentejano de gema a puxar por aquela equipa???), em que a minha avó, sem perceber nada de bola, alinhava sempre pelo neto...

Então quando comecei a ir à bola, a minha avó fez-me um cachecol. Que mesmo sem ser bonito, era para mim o melhor cachecol do mundo. Usado com muito orgulho durante aqueles negros anos em que pouco orgulho as equipas do Benfica nos davam...

Depois o tempo passou, o cachecol ficou velho, russo e demasiado esticado para ser usado facilmente. À medida que o Benfica foi ganhando mais, fui-me esquecendo dele para o substituir por um "moderno" com o nome do Benfica, preto e vermelho...

Hoje a minha avó, quase com 90 Primaveras, já não se lembra das conversas sobre o Benfica nem do cachecol que via o neto usar com tanto orgulho, como se um pouco dela fosse ao futebol nos dias de jogo. Por vezes já não se lembra também de mim porque a idade e as agruras da vida não perdoam e fazem esquecer muito dessa vida (se calhar é melhor assim).

Mas eu não me importo, avó! Porque esta 6ª-Feira vou ver o Benfica-Porto. E levo o teu cachecol pela última vez... E quando voltar a casa, com a vitória no bolso, imagino-me a discutir contigo e com o avô o jogo em torno de um prato de biscoitos. Se alguma lágrima rolar, limpo-a com o teu cachecol como fazia quando perdíamos...

M

1 comentário:

  1. Muito obrigado pela partilha do texto. Tocante, comovente e sincero. A última visita do cachecol à Catedral tem que acabar com uma vitória. Força Benfica!

    Abraço,
    Bruno Pereira

    http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

    ResponderEliminar