quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O poder do Polvo...


ATENÇÃO: ESTE POST É ALTAMENTE ESPECULATIVO, LER COM AS DEVIDAS CAUTELAS

António Laranjo, apoiado pelos 3 grandes e, supostamente, pelos clubes da 2ª Liga foi derrotado por 27 votos contra 21 por Mário Figueiredo. Não faço comentários às razões nem aos porquês, não sei como um candidato que tinha tantos apoios e era apontado como o mais apropriado para o cargo foi derrotado.

Agora uma coisa posso já escrever com algum grau de certeza. O candidato apoiado pelo lobby da Olivedesportos ganhou como vaticinara António Oliveira há alguns dias em entrevista à RTP N.

Até hoje os clubes negociavam os contratos televisivos individualmente. A Olivedesportos comprava os jogos caseiros de cada clube quase a preço de saldo tendo em conta as dificuldades crónicas de praticamente todos os clubes. Exceptuavam-se deste "modus operandi" o Sporting, o Porto e o Benfica (ocasionalmente um Boavista, um Braga e um Guimarães mas nem sempre). Desde que todos os clubes aceitassem este "sistema" tudo bem. Porque 99% dos jogos não interessam para quase nada, a não ser encher a programação dos vários canais Sport TV.

Sem os jogos do Sporting, Porto e, em especial, do Benfica esses contrato pouco valiam para a Olivedesportos. Ora acontece que a mina de ouro chamada Sport Lisboa e Benfica está a secar porque ou não continua contratualmente ligado à Sport TV ou ao ficar, vai exigir muito mais dinheiro do que até aqui fazia e com contratos mais curtos nos tempo (2/3 anos em vez dos 9 ou 10 do último contrato).

Aproveitando a ida do seu Fernando Gomes para a Federação, onde irá perpetuar os contratos da selecção com o Grupo Oliveira (Joaquim, entenda-se), este grupo fez surgir durante a campanha o chavão "Negociação Colectiva dos Direitos Desportivos".

Isto não é mais que um nome pomposo para definir que em vez de ter que negociar com cada clube individualmente, a Olivedesportos vai comprar os direitos televisivos de todos os jogos (incluindo os dos 3 grandes) à Liga que depois distribui o bolo pelos seus associados da 1ª e 2ª Liga. Em alguns países isso já se passa dessa forma mas o bolo global é dividido com base nas audiências/classificações dos clubes nos campeonatos.

Ora há um clube que tem, em média, 50% das audiências o que quer dizer que daquela forma o Benfica seria beneficiado (?) com este modelo. ERRADO: o único modelo, numa altura em que terminamos contrato com a Olivedesportos, que beneficia o Sport Lisboa e Benfica é mantermos a negociação individual e fecharmos negocio com quem mais nos beneficia. De outro modo, vamos continuar a ser a "vaca leiteira" de um sistema que nos tem feito a folha.

Fico a aguardar reacção do Sport Lisboa e Benfica, sendo que a mais óbvia e directa seria, amanhã o mais tardar, garantir que não vai renovar o contrato com a Olivedesportos.

M.

1 comentário:

  1. O António bem que disse... Mesmo com o Gobern a dizer que o Laranjo tinha o apoio dos 3 grandes, ele disse que isso não interessava para nada...

    ResponderEliminar