sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Friday's Happy Hour



Nos "países ditos desenvolvidos" existe o hábito ao fim do dia os colegas de trabalho se reunirem num bar próximo para conviverem fora do ambiente de trabalho. Conversa-se sobre tudo (menos trabalho), cria-se um ambiente mais informal, bebe-se uns copos e a língua solta-se sem que alguém leve a mal.

Inauguro aqui a minha "Happy Hour" de Sexta-Feira onde vou partilhar algumas ideias enquanto ergo o meu copo (cheio) à vossa paciência por ainda nos aturarem depois deste tempo todo!!!

Esta foi uma semana cheia de eventos, algumas novidades e mais do mesmo.

Entre várias personalidades encarnadas que comemoraram o seu aniversário (Artur, Neno, o quase centenário Presidente Fernando Martins, Preud'Homme), passou mais um ano que Feher se despediu de nós. Não era um atleta fenomenal mas deu aquilo que Abraham Lincoln chamou de "last full measure of devotion", ou seja, deu a sua vida pelo Benfica.


O futebol é festa, alegria, emoção, tristeza e esperança na derrota, felicidade na vitória. Mas nunca deve ser uma questão de vida ou de morte. Se alguém morre pelo futebol, seja adepto, jogador, treinador ou dirigente trata-se de um enorme contrasenso, um sinal de que algo muito errado se passa. Quando alguém morre nas bancadas porque é adepto de outra cor ou porque se excedeu a lotação do estádio estamos num patamar de total irracionalidade. Ao morrer com a nossa camisola, Feher passou para o panteão das nossas glórias, juntando-se na nossa memória a nomes como Cosme Damião, Bento, José Maria Nicolau, José Águas ou Torres.



Eusébio, o melhor jogador português de todos os tempos e um dos melhores do mundo, chegou aos 70 anos no mesmo dia. Quem interessa celebrou e festejou a data. Outros preferiram sublinhar traços de personalidade menos positivos ou momentos menos felizes do nosso pantera negra, mostrando quão pequeninos são por não conseguirem dar a mão à palmatória neste caso. Fiquem com o vosso rancor, nós guardamos os momentos inesquecíveis que ele deu ao Benfica e a Portugal.


Finalmente os clubes de futebol deixam de ser entidades acima da lei e são obrigados a pagar os impostos que devem ao fisco (e a todos nós). Estamos a falar de 31 milhões de Euros que os clubes profisionais deviam ter pago de IRS e outros impostos e que não foram. Quem pagou não deve ser prejudicado face a quem não o fez. E se eu sou chamado à justiça por não pagar os meus deveres para com a comunidade (concorde ou não), um clube de futebol não é mais que eu. Não venham agora com pressões e ameaças de greve porque o país precisa que todos contribuam nem que seja pelo exemplo.

Enzo Perez e Ruben Amorim devem ser reintegrados. Cometeram erros mas são activos importantes do Sport Lisboa e Benfica pelo que, resolvidas as diferenças, são parte da nossa equipa. Saber perdoar, na nossa vida pessoal e em geral, é uma das atitudes mais difíceis de tomar mas também das mais recompensadoras que existem. Acredito pessoalmente que ainda vão ser muito relevantes no nosso futuro. Como temos criticado quem gere os destinos do nosso clube quando não concordamos, é importante neste caso sublinhar a forma comos estes processos têm decorrido.

Apoiar por fora é o exemplo do estado a que chegou o futebol português. O único clube que faz encher estádios em jogos fora é o Benfica. Sporting, FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães fazem boas casas mas não arrastam multidões. O jogo em casa com o Benfica para os clubes menores é a galinha de ovos de ouro: o jogo vale muito em direitos de transmissão e as receitas de bilheteira estão (muito) acima do habitual. Ora fartos de serem "chulados" por estes clubes, os adeptos benfiquistas que seguem a equipa para todo o lado decidiram que vão apoiar a equipa mas à porta do estádio, recusando-se a pagar as quantias exorbitantes exigidas pelo Feirense (preços dignos de uma final da Liga dos Campeões). Concordo em absoluto com o protesto, não alimentamos clubes que, à primeira oportunidade, nos passam a perna em nome do sistema. E porque somos adeptos fervorsos mas a crise bate à porta de todos!

Continuemos a vencer porque essa é a nossa sina. Uma vitória em Santa Maria da Feira coloca-nos apenas a 13 vitórias do título!!! Para quem já venceu mais de 30 jogos oficiais esta época, diria que é canja...

Saudações benfiquistas,

M

Sem comentários:

Enviar um comentário