terça-feira, 8 de novembro de 2011

Promessas: A nossa dupla do Belenenses!


Muito importante no futebol moderno, o actual "futebol-empresa" será verificar se os activos se valorizam ou se ao invés, o tempo trata de sentenciar um investimento como mau.

As contratações desta época, que vão muito mais além dos nomes conhecidos do grande publico revelam-se como decisivas para  a vida desportiva do Sport Lisboa e Benfica nos próximos anos. De facto, é inevitável que haja uma desaceleração no investimento em contratações (este ano perto de 60 milhões de euros).

O próprio Luís Filipe Vieira o afirmou recentemente, numa espécie de aviso para o que está para vir...

Assim sendo, tentarei trazer regularmente feedback de algumas das contratações menos sonantes e das promessas que temos espalhadas pelos diversos campeonatos, nacionais e estrangeiros.

Na foto em cima dois casos muito diferentes, quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista emocional.

Miguel Rosa

Português, com 22 anos, médio destro com vocação ofensiva, já é uma certeza no panorama nacional e tem longo curriculum nas camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica (desde 2001/2002).

Vai no 4º ano de sénior, com uma época pelo Estoril Praia (4 golos), uma época pelo Carregado (12 golos), Belenenses 1ª época (11 golos) e esta época novamente no Belenenses, já com 5 golos, 4 deles na Bwin Cup.

O ano passado o Miguel Victor foi considerado o melhor jogador da Liga Orangina, o que lhe valeu uma pré-época com o plantel principal do Sport Lisboa e Benfica.

É um jogador raçudo, tipo Nolito, que apenas precisa de começar a ganhar ritmo de primeira divisão e controlar alguma impetuosidade, e isso só será possível jogando. Para já continua a ser figura de destaque do Clube de Futebol Os Belenenses, mas não esconde a sua ambição de brevemente integrar o plantel principal do Sport Lisboa e Benfica.

Tem contrato até 2016 e uma cláusula de rescisão de 20M€. Merece uma oportunidade...


Léo Kanu

Brasileiro, com 23 anos, defesa central de 1,96mts, chegou contratado ao "Cruzeiro de Porto Alegre" e confesso que inicialmente torci o nariz. É a primeira vez que sai do Brasil, já tem 23 anos pelo que sendo uma promessa para nós, não deixa de se estranhar que nem sequer jogasse numa equipa da  primeira divisão Brasileira.

Aqui ou acertámos "na mosca" ou é um daqueles negócios que mais tarde terá de ser explicado...

Destacando-se pela altura, o à vontade com a bola no pé e o jogo de cabeça, a verdade é que tem surpreendido pela positiva. Mesmo sendo defesa central, leva já 3 golos marcados, 2 na Liga Orangina e 1 na Bwin Cup.

Tem contrato até 2017. Um jogador a seguir...


Talvez seja altura de começar a rentabilizar os nossos activos, porque parece claro que no futuro, investimentos como o deste ano, serão uma miragem.

HJB

1 comentário:

  1. Ambos são jogadores com muito potÊncial.
    O Kanu é um jogador já com alguma idade que tem alguns vícios. Mas é um dos melhores centrais da 2nda liga na sua primeira época no futebol Europeu.
    Teve uma progressão bem estranha mas quando reapareceu no Gauchão 2011, foi logo pescado pelo Benfica. Estava num clube bem pequeno que fez uma notável época.
    Sei que tem qualidade para daqui a 2 anos estar num clube de segunda linha na europa, mas não tenho a certeza que chegue para ser craque do Benfica.

    Quanto ao Rosa... tenho dúvidas que consiga explodir. Mas é o craque dos pasteis. E é bom que eles se lembrem de quem os fodeu, e quem agora os ajuda.

    ResponderEliminar