sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O meu Derby


Este fim de semana recebemos em casa os nossos vizinhos da 2ª Circular, o Sporting Clube de Portugal. Por muito que queiram menosprezar ou menorizar este é O Jogo, aquele que mais emoções desperta, o que mais pessoas mobiliza e o mais clássico dos desafios do campeonato nacional.

Há razões históricas, todo um percurso de um lado e outro que fazem de cada um destes jogos uma autêntica batalha futebolística. Pensar num Benfica-Sporting, como benfiquista ou sportinguista, é arregalar os olhos, aguçar os sentidos, ir ao baú da memória buscar os 7-1 ou os 6-3, pensar desde os 5 Violinos contra os Diabos Vermelhos ao rapto de Eusébio ou o Verão Quente de 1993. Somos rivais desde o nascimento e sempre teremos uma relação difícil.

E há a proximidade física, a divisão da capital onde os Belenenses já não contam e a partilha de grande parte do país (e das comunidades de expressão portuguesa) onde uns alinham pela agremiação da elite e outros pelo clube mais popular. É algo que vem de dentro, do coração e da alma porque o verde e o vermelho nunca se misturam

Somos Caim e Abel, nascidos irmãos desavindos, filhos de uma "Belle Epoque" plena de participação associativa e onde despontaram inúmeras colectividades, agremiações, clubes e associações, muitas das quais não chegaram aos dias de hoje. E desde então que são muitas as estórias de rivalidade, confronto, manobras menos claras entre os 2 clubes que foram desenvolvendo entre si uma história apaixonada que se vê em todas as conversas entre "lampiões" e "lagartos".

Amanhã, às 20:15, no Estádio da Luz vão defrontar-se os 2 maiores clubes nacionais. Somos rivais, discutimos até ao detalhe mais pequeno o que sempre se passou entre nós. Picamo-nos à exaustão, analisamos decisões do árbitro ao pormenor, somos incapazes de ser racionais. São apenas 3 pontos mas o ganhar ou perder neste jogo é sempre muito mais importante que as contas que se fazem no fim.

Mas se somos rivais dentro de campo, fora dele e depois ou antes dos jogos, temos muito mais a ganhar todos se, de uma vez por todas, pusermos as nossas diferenças de lado e alinharmos em conjunto contra quem manda no sistema e corrompe a verdade desportiva. No dia em que estes 2 colossos se unirem, o futebol português muda e a Norte, muita coisa vai tremer... Isto se jaulas, redes e fossos não se puserem no caminho como tantas vezes tem acontecido nos últimos tempos. Não diminuam o jogo, não destruam a instituição que é este Derby falando apenas na questão da rede ou jaula porque isso é insultar tudo o que está no nosso passado comum... Joguem à bola e discutam futebol, tudo o resto é desperdício.

M.

Sem comentários:

Enviar um comentário