quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A primeira vez...


Não, obviamente não me vou debruçar aqui sobre "essa" primeira vez...

Falo-vos da memória mais distante que tenho do Sport Lisboa e Benfica. Não foi um jogo a que tenha assistido mas um treino das camadas jovens.

Devia ter 3 ou 4 anos, não mais e fui com o meu pai ao antigo Estádio da Luz. Não tinha as comodidades de um estádio actual, nem sequer as que chegou a ter nos últimos anos antes da demolição. Não tenho muitas memórias desse dia mas lembro-me de ser manhã e tudo ali me parecer mágico e grande, muito grande!

Não havia "visitas ao estádio" como acontece hoje, não existiam "megastores" nem zonas comerciais... Quanto muito um café e já era muito!

Os campos onde treinavam/jogavam as equipas jovens eram pelados (!), com aquele piso em gravilha que no Inverno se tornava lama castanha eno Verão levantava um pó quase irrespirável... Se alguém cometia o erro de cair, tropeçar ou atirar-se para o chão podia ter garantido um rasgão nos joelhos ou nos cotovelos.

E a imagem que ainda hoje guardo é a de Eusébio no meio dos miúdos a mostrar como se devia fazer, de fato de treino a orientar os futuros craques... Quis nesse momento tanto estar ali no meio deles... Os putos olhavam para aquele ídolo com total dedicação e bebiam cada palavra com admiração

Desde esse dia, que me lembre, nunca quis ser de outro clube... Na escola, com os amigos e em família, ser do Benfica era a coisa mais natural do mundo, mesmo quando algumas das minhas referências puxavam a outra cor, isso era inegociável.

Fui o Bento na baliza, o Carlos Manuel a rematar de longe, o Chalana a sprintar nas alas em mágicas fintas, o Diamantino no último passe para golo, o Jordão ou o Rui Águas a cabecear para o golo, o Mozer a dominar no meio da defesa. Venci Taças de Portugal e Campeonatos em 30 minutos de recreio (mas 30 minutos "à Benfica"). Voltei a casa com as botas ortopédicas numa lástima (que me valiam pelo menos um suspiro de desespero da minha mãe...) mas com a certeza que tinha feito o jogo da minha vida!

Ontem como hoje, ser do Benfica entranha-se em nós como algo inseparável. Pode-se mudar muita coisa na nossa vida mas deste clube...nunca! Orgulho no vermelho, na águia e na ideia comum a todos nós que somos os maiores do mundo. Há dúvidas?


M.

1 comentário:

  1. É curioso falarmos em primeira vez. Uma das memórias mais fortes que tenho da minha infância foi a primeira vez que fui com o meu pai ao Estádio da Luz, dar 4-0 a uma equipa que jogava de amarelo (suponho que fosse o Paços).

    ResponderEliminar