sábado, 27 de agosto de 2011

Sobre o momento actual da arbitragem portuguesa

Por terem sido criticados pelo Presidente do Sporting Clube de Portugal (com razão), os árbitros resolveram boicotar os jogos dos nossos "colegas" da 2ª circular. Aqui d'El-Rei que o clube "fidalgo" tocou a reunir contra o sistema!

Lembraram-se agora do Apito Dourado, dos "conselhos" matrimoniais de Pinto da Costa aos homens do apito antes dos jogos, da fruta, do café com leite, das escutas, etc, etc, etc... E esquecem-se que dormem agora na cama que fizeram durante anos em que se calaram e assobiaram para o ar a troco de migalhas, quando outros lutavam pela justiça no futebol e se viam prejudicados por isso.

Parecem ter chegado agora à conclusão que os únicos a beneficiar do sistema de alianças e conjuras negras são sempre os mesmos. Nada aprenderam com os casos do Boavista, Belenenses, Salgueiros entre outros que, julgando-se superiores por caírem nas graças de Pinto da Costa e seus esbirros, se vêm mais cedo ou mais tarde na penumbra do futebol português...

Os árbitros, calados que nem ratinhos quando se viram postos em causa pelas escutas, pelo Apito Dourado, pelas viagens ao Brasil, pelo caso da fruta e do café com leite, fazem-se fortes contra o Sporting porque sabem que podem. Dos 3 grandes é aquele contra o qual podem fazer peito pela sua fraqueza actual. Mostram que sabem ser fortes contra os fracos, demonstrando a sua própria tibieza.

E o Sport Lisboa e Benfica? Surge aqui a grande hipótese de sermos diferentes e marcarmos pontos face ao nosso grande adversário actual. A reacção mais fácil é não nos metermos. É criticar os sportinguistas por só agora acordarem (tarde) para o sistema. É ficarmos no nosso quintal quando o do vizinho do lado está a arder...

Se queremos mostrar a nossa superioridade moral, agora é a hora de apoiarmos o Sporting (por muito que nos custe no orgulho). São mais as vantagens que as consequências:
1 - Mostramos que conseguimos estar do lado da razão mesmo quando não somos nós que estamos em causa. Da próxima vez que tivermos problemas e queixas, teremos mais força por não nos termos calado antes.
2 - Aproximamo-nos de um adversário (não inimigo) e assustamos quem, a Norte, sempre mas sempre fez tudo para dividir em Lisboa para reinar no todo.
3 - Encostamos os árbitros às cordas e mostramos a esses apitadores-amantes-de-fruta que não mandam no futebol nem podem, a seu belo prazer, contrariar uns para agradar a outros.

Claro que cai sempre mal a um benfiquista apoiar um sportinguista. É sempre mais fácil o contrário mas é à conta de estarmos de costas voltadas há demasiado tempo que chegámos onde chegámos... E nunca devemos esquecer que o nosso maior adversário hoje é o FC Porto.

Sei que esta minha opinião é tudo menos consensual mas preocupo-me com algo mais que o que está à vista...

Sem comentários:

Enviar um comentário