sábado, 27 de agosto de 2011

Pablito - O meu 10

Desde a saída do Rui Costa, que sempre sonhei com o seu regresso! Por tudo o que a saída tinha simbolizado...

O Rui saiu para a Fiorentina, apenas para o Benfica ganhar mais dinheiro, do que ganharia com a saída dele, para o Barça de Cruyff... E como o Rui, merecia aquele Barça!!!

Mas não... A Fiorentina pagou muito mais ao Benfica, e o Rui, com todo o seu Benfiquismo, lá aceitou ir para a Florença, e começar uma viagem, que nem ele sabia como ia acabar... Anos e anos em Florença, a espalhar magia, a fazer épocas brutais ao lado de Batistuta, e tanto um, como outro, ano após ano, ia percebendo que estavam a passar ao lado de uma grande carreira! Mas ambos pensavam... Não é grande, mas é a minha e onde me sinto feliz! Percebi o Rui... Sentiu-se amado em Florença, e nunca, porque não era essa a sua maneira de ser, pressionou a saída! Nem para regressar ao Benfica, nem pra lado nenhum... E foram precisos vários anos, e com alguns de atraso, digo eu, para Rui Costa chegar onde merecia...Não foi ao Barça, foi ao Milan... E foi feliz, o Rui... Ganhou a Champions... A Serie A! Para ele foi bom... Para mim, pouco... Aliás, na minha opinião, tanto Rui Costa, como Paulo Futre, foram melhores, de longe, do que Luis Figo! Tiveram o azar de se apaixonar por clubes menores, mas grandes nos afectos...

Mais tarde o Rui regressou á Luz! Na noite em que reentra em sua casa, a Catedral, estava eu num SBSR, julgo que a ver Arcade Fire, mas nada disso interessa... O que me interessa, é que o destino, quis que o Rui nos desse o 10, que nos tinha tirado... O tal 10 , que ele apenas foi, na mágica noite de um Benfica-Parma!

Rui Costa nunca conseguiu ser, após o regresso, o 10 com que todos sonhámos! Ou por lesões, ou por falta de qualidade de treinadores e alguns colegas, o que é certo é que o Rui, nunca foi, aquilo que desejava! Eles e nós... Mas Rui Costa, no ano a seguir a ter se retirado, trouxe nos o 10...

Pablo Aimar... Andava eu de férias, na altura da novela Aimar. E vem, e não vem... Lembro me de ficar doido, apenas com a hipótese! Dasse!!! Pra mim, Pablo era um dos grandes! E ver um dos grandes no Benfica, era sinal que o Mundo voltava a girar na direcção correcta e que tudo batia certo! Benfica...Aimar... Pra mim rimava,como poesia de mais alto nivel!

Até que sim...era verdade! Rui Costa aterrava em Lisboa, com Pablito debaixo do braço! E tudo voltava a fazer sentido! O Rui tinha saído em 94, com o objectivo de 14 anos mais tarde, nos trazer Aimar... Afinal era verdade! O Mundo girava mesmo na direcção correcta!

Aimar é... Classe! É dificil falar de Aimar... Sempre que saio da Luz, nunca encontro a palavra correcta, pra falar e caracterizar a exibição de Pablito! Porque Aimar é um Deus! Aimar joga...faz jogar...Diverte-se dentro do campo, e é humilde fora dele! É um anti-vedeta!

E joga tanto, tanto, tanto... Caramba! Aimar dança em campo! E marca o ritmo certo, para meter os companheiros todos a dançar... E dou por mim, na Sagres, a dançar com eles...Com Ele! Pablo é o meu DEZ!!! É quem me faz sonhar! É quem eu quero que tenha sempre a bola! Faz me feliz... Porque o vejo feliz! Lembro me de Pablito na primeira época de Benfica com Quique, e mesmo com algumas genialidades que nos mostrou, como aquele passe para o Suazo em Guimarães, não se via a alegria que veio depois... Pablo com JJ, e honra seja feita ao nosso mister, mostra alegria... E se ao seu lado, tiverem miudos novos que joguem á bola, como no ano passado com Di Maria e agora com Witsel, é vermos os olhos de El Mago brilharem... E isto é sinal que se diverte! Com o Benfica! Com os companheiros...

Sei que um dia, vai embora! Ou porque acaba a carreira ( que lindo era, vê lo acabar de Manto Sagrado!!!), ou porque quer acabar no seu River... Para mim, vale o mesmo, em qualquer das hipoteses! Se por um lado o quero ver acabar aqui, para lhe puder dar o tributo que merece, por outro, fico feliz por ver que é daqueles que sabe e tem amor á camisola, ao escolher acabar, no clube do seu coração...o River Plate!

Se for isso que ele escolher, vou me tornar em mais um hincha do River e mando para trás das costas o sentimento que tenho pelo Boca de Maradona! Apenas peço, que nesse caso, seja dada a oportunidade aos sócios do Benfica, de se despedirem de Aimar, como ele e nós merecemos... Com um Estádio cheio e de pé, a aplaudirem um ídolo!

Apenas tenho que agradecer os anos que aqui esteve! A maneira com que defendeu o Manto Sagrado! Porque se para ele foi um honra vestir a nossa camisola, temos que reconhecer que a muito poucos, o nosso equipamento, o nosso símbolo, assentou tão bem...

Obrigado ao Rui, por me ter dado o meu 10!

Obrigado a Pablito, por vestir a camisola do Benfica, com tanto orgulho!

Sem comentários:

Enviar um comentário