sexta-feira, 22 de julho de 2011

A minha Mística

Mística - (do grego mystikós, ver com os olhos fechados, magia, segredo)

Significados:
- tratado ou estudo de coisas divinas espirituais
- vida contemplativa
- conjunto de práticas conducentes ao êxtase
- atitude coletiva afetivamente assente na devoção a uma ideia, uma causa, uma personalidade, um clube, etc.

adesão entusiástica aos grandes valores, a princípios ideais

- fanatismo

A palavra "Mística" associada a um clube de futebol traz consigo a dimensão sobrenatural atribuída a fenómenos sociais e grupais. Em português: pelo sentimento, pelo exacebar das emoções, pela manifestação de fenómenos primários e ancestrais (antigamente associados a actividades tribais como a caça, por exemplo) atribui-se significado sobrenatural ao que provoca esses sentimentos, essas emoções.

O futebol assume esse papel e a dedicação a um clube, pelo que traz de mágico e de irracional, traduz-se pela palavra "Mística".

E o que é a Mística de um clube, o que é a Mística do Sport Lisboa e Benfica?
A Nossa Mística é a paixão, a dedicação, o amor que temos pelo clube, pela sua História, por tudo o que de bom e fantástico ele nos deu mas também pelas emoções (boas e más) que nos provocou (e provoca). É o que não conseguimos explicar a quem não vive o futebol e a quem não é do Benfica, aquele bater especial no coração quando entramos no estádio ou vestimos a camisola, o peso de todos os que por ele passaram, viveram e deram tudo o que tinham. É o viver as vitórias como quando nasce um filho e sentir as derrotas como quando se morre um pouco. É o acreditar no impossível quando isso não é mais que uma ténue miragem, sentir que podemos marcar e ganhar quando já estamos no 94º minuto. É viver no sonho para além do sono, nas asas da águia quando voa sobre o estádio. É sentir que o 4-4 em Leverkusen ou no 3-6 em Alvalade são possíveis quando estamos a perder...

A Nossa Mística é acreditar sempre...mesmo quando os factos, os números, os comentadores, a comunicação social apontam noutra direcção. E eu acredito que vamos voltar a ser campeões este ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário